Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Excesso de prazo em prisão preventiva de crime de tráfico configura constrangimento ilegal

há 9 anos

A 6ª turma do STJ deu provimento a recurso para relaxar a segregação cautelar imposta a acusado de crime de tráfico de drogas por excesso de prazo na formação da culpa de acusação, especificamente na demora na elaboração de perícia de voz.

O processo foi relatado pelo ministro Sebastião Reis Júnior, presidente do colegiado, que apontou na ementa do acórdão que, embora o feito se revele complexo, requerendo inclusive perícia de autenticidade de voz, “a manutenção da prisão cautelar do denunciado já extrapolou os limites da razoabilidade.”

Segundo o relator, considerando as penas abstratamente cominadas ao crimes imputados e a data da imposição da prisão cautelar (24/5/11):

Em caso de eventual condenação, o recorrente já teria cumprido lapso suficiente para a progressão prisional, donde se depreende que a segregação cautelar se mostra mais rigorosa que eventual condenação”.

A decisão unânime da turma também assentou que existindo corréus em situação fático-processual idêntica devem ser estendidos seus efeitos, nos termos do CPP. Também resta facultada ao juízo de primeiro grau a imposição de medidas cautelares alternativas da prisão.

Ressaltou o Ministro em sua decisão que o réu:

"(...) não pode ser pejudicado pela falta de aprelhamento do Judicário, cabendo ao Estado respeitar os prazos par aconclusão dação penal (...)"

(...) que o feito se encontra paralisado desde 30/2012, sem previsão para realização da perícia requistada, demora que já extrapolou os limites da razoabilidafe tem causado manifesto constrangimento ilegal à sua liberdade de locomoção (...)"

Fontes: Migalhas e STJ

  • Sobre o autorMarcelino Junior, advogado.
  • Publicações5
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações92
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/excesso-de-prazo-em-prisao-preventiva-de-crime-de-trafico-configura-constrangimento-ilegal/153302685

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O fato de haver instrução processual complexa - mais de 30 réus - , e tráfico de drogas, não podem ser utilizados como motivação genuína para manutenção da preventiva "ad eternum" , somente pela gravidade abstrata do crime. continuar lendo